sábado, 19 de outubro de 2013

A sociedade e os gêneros

A sociedade e os gêneros

Postado em 06 de Outubro de 2011 às 16:10 na categoria Caleidoscópio
Por Wlaumir Doniseti de Souza

Ilustração: obra de Speltri (2007)

Sociedade e gênero é o indicador deste blog. Mais amplo impossível. Afinal, a abordagem da sociedade comporta toda e qualquer produção humana no presente ou no passado. E, por qual motivo não, os sonhos que nos lança ao futuro? Todavia, ao abordar a sociedade daremos ênfase, mas sem exclusividade, à questão das relações de gênero; as relações entre homens e mulheres; homens e homens, mulheres e mulheres e, se preferir, entre o masculino e o feminino em suas múltiplas formas e modos de relacionamento em sociedade.
obra de Speltriobra de Speltri
Muitos homens consideram a questão de gênero como assunto menor. Não por acaso, a área é dominada por mulheres. Neste sentido, debate-se a questão das masculinidades diante de uma platéia masculina que pouco ou nada ou reflete sabe de si mesma, quer seja hetero ou não.
Neste campo os equívocos não são poucos. Mesmo intelectuais renomados e reconhecidos até fora do País incorrem em equívocos ou análises ligeiras que evidenciam o quanto a questão é complexa e demanda atenção. O psicanalista Contardo Calligaris, para dar um exemplo impar, reconheceu à época do caso Geisy Arruda, 2009, que o feminismo (leia-se pesquisa de gênero) ainda tinha muito a contribuir, embora, no passado, houvesse considerado que a participação feminista com a sociedade havia cumprido seu papel e poderia “encerrar-se”. Ledo engano.



Hoje, 06 de outubro de 2011, as questões das relações de gênero permanecem relevantes e urgentes nas análises e considerações que possibilitem, para além das letras, políticas públicas e sociais que viabilizem a conscientização e realização de que a sociedade é de todos e todas em suas múltiplas manifestações. Para ficar apenas nos exemplos desta semana, no campo da violência de gênero tivemos um ataque a gays na Av. Paulista e o assassinato da estudante pelo ex-namorado advogado.
Apenas estes casos e os acima elencados justificariam a relevância do prisma sociedade e gênero neste Blog. Mas, para além da violência física, se debaterá as sutilezas das relações de gênero que constrói e impõe realidades tão impares que são notadas apenas quando ausentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário